15 de junho 2011
Preocupados com a demanda de turistas que estão cada vez mais procurando a Serra Catarinense como destino de inverno, a Secretaria de Turismo de Urupema reuniu o trade turístico local, na tarde de ontem, (9) para traçar estratégias que deverão melhorar o atendimento para quem visita a cidade, bem como otimizar os equipamentos existentes.
Na ocasião, o poder público municipal representado pelo prefeito Amarildo Luiz Gaio, vice-prefeito Luiz Carlos Pagani de Arruda, secretário de Administração e Finanças Alesandro Muniz Pereira e o secretário de Turismo, Ângelo Pedro Stupp, colocaram ao grupo de empreendedores, que envolve aproximadamente 23 pessoas, os projetos que estão em andamento para melhorar a infra-estrutura turística da cidade, onde se destaca a construção da Rodoviária Municipal e o Centro de Informações e Atendimento ao Turista - CIAT, ambos em fase de construção. O CIAT prevê atendimento também no fim de semana, pois segundo o prefeito Gaio, ainda este mês será lançado edital para o concurso público onde uma das vagas será destinada a esse atendimento. Além dessas ações outras como ornamentação dos canteiros, limpeza nas ruas, bem como calçamento nas ruas que ainda não possuem já foram iniciados e é uma das prioridades desta gestão.
Também esteve presente no encontro a Diretora do Instituto Federal em Urupema-IFSC, Patrícia Matos Scheuer e falou da parceria com a Prefeitura e das ações do instituo na área do turismo. “Um dos nossos professores está visitando e mapeando todos os pontos turísticos do município onde estaremos sinalizando ao poder público possíveis melhorias a esses pontos que estão espalhados pelas localidades”. O próximo passo, segundo a diretora virá no segundo semestre deste ano, “no mês de julho, estarão abertas as inscrições para 8 cursos, entre eles, Condutor, onde grupos de alunos serão capacitados para levar o turista a conhecer esses pontos mapeados, seus aspectos históricos, culturais, etc. Outro curso que contemplará essa área será agroindústria, focado na agregação de valor aos produtos locais para serem comercializados nas propriedades e teremos algo na área da gastronomia”, completou a diretora.
Na avaliação geral o encontro foi muito produtivo, pois a Secretaria de Turismo conseguiu cadastrar pelo menos mais sete residências como pousadas alternativas que estão se tornando uma opção para o turista que vem a procura de hospedagem e pode conhecer como é o dia-a-dia das famílias numa das cidades mais frias do Brasil. Essas pousadas alternativas complementam as opções de hospedagem existentes no município que se resumem no Hotel Milênio, Eco Pousada Rio dos Touros, Fazenda Morro Agudo, Fazenda do Barreiro, Sítio dos Cambarás e Fazenda Santo Antonio.
Já na categoria de alimentação o município conta com o Restaurante Alternativa, Sabor da Serra e o Restaurante da Pousada Rio dos Touros, além das fazendas que oferecem hospedagem e servem alimentação para os hóspedes, Berçário das Araucárias com atendimento sob reserva, padaria, que serve lanches variados, pastelaria e duas lanchonetes. Como o encontro aconteceu na Pastelaria da Verinha, a proprietária se comprometeu em diversificar os lanches oferecidos incluindo café com guloseimas regionais como a bijajica entre outras iguarias, em seu estabelecimento.
Com o enorme potencial que o município possui, assim como toda a serra catarinense, abre-se um leque muito grande para investidores que pretendem ingressar na área, principalmente da gastronomia. Segundo o prefeito Gaio “investidores serão bem-vindos ao nosso município”, disse.
Marília Oliveira
0 comentários:
Postar um comentário