Até o penúltimo dia da campanha, apenas 58% da media de vacinação foi alcançada
SÃO JOAQUIM - Encerra nesta sexta-feira (13), a campanha da imunização contra a gripe, que tem como objetivo vacinar todas as gestantes, idosos e crianças com menos de dois anos. Em São Joaquim a procura pela vacina tem sido baixa, e a meta está distante de ser atingida, segundo informações da Técnica de Enfermagem Paula Domiciano Ribeiro, que atua no setor de vacinação do Posto de Saúde de São Joaquim. De acordo com Paula, até o dia 12 não houve grande procura pela vacina, mas a expectativa é que esse número aumente no último dia. Até o penúltimo dia da campanha apenas 58% da meda de vacinação foi alcançada.
O diferencial deste ano é que ela imuniza tanto contra a gripe comum, como também a H1N1. O Secretário de Saúde de São Joaquim, Anacreonte Antunes lamenta a baixa procura no município. Para ele, a população joaquinense não está considerando os benefícios da vacina. “A nossa população não está avaliando os recursos e a necessidade da vacinação já que ela é multiviral, defende várias gripes”, completa.
Paula esclarece ainda que a imunização é gratuita, a vacina raramente apresenta reações adversas e quando elas se manifestam são leves e passageiras, como coriza e ligeira febre.
O secretário finaliza afirmando que sobrando vacinas, elas permanecerão sendo aplicadas após o término da campanha. “Mesmo não havendo a prorrogação, nós vamos ter excedente de vacina e vamos aplicar na população em geral”, observou o secretário assegurando que mesmo não havendo um adiamento oficial da campanha, em São Joaquim as vacinas permanecerão sendo aplicadas até acabar o estoque.
Texto: Joana Costa
0 comentários:
Postar um comentário