Urupema celebra 22 anos de emancipação com atividades culturais e inaugurações no município

2 de junho de 2011

Urupema celebrou nesta quarta-feira (1), o aniversário de 22 anos de emancipação do município. Na ocasião a prefeitura organizou um dia com programação especial para celebrar a data. Entre as atividades estavam abertura da Primeira Mostra da Tradição Gaúcha, Primeira Feira de Artesanatos, Exposição Fotográfica do Frio, Exposição Fotográfica da Câmara de Vereadores de Urupema, instalação de parque infantil, apresentações culturais, e Shows. Na ocasião também foram inauguradas a Ponte sobre o Rio Pessegueiros Joaquim Padilha da Cruz, a Fábrica Confecções Urupema LTDA e o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Capitulino Barbosa.

Entre as obras inauguradas destaca-se a Fábrica de Confecções. O empreendimento traz consigo a busca pelo desenvolvimento econômico de Urupema. O prefeito Amarildo Luiz Gaio comenta que a instalação de uma fábrica como esta é o sonho de todos os pequenos municípios e este sonho se tornou realidade em Urupema. “A partir de amanhã a fábrica já estará funcionando e produzindo em escala comercial”, completa.
Osni dos Santos, proprietário do empreendimento, trabalha a 16 anos no ramo de confecções, explica que há três anos tem procurado formar parcerias com pequenos municípios, buscando incentivos e mão de obra especializada na região da Serra Catarinense. Em 2010 foi instalada em Rio Rufino a Fábrica de Confecções Riu Rufino LTDA que emprega atualmente aproximadamente 100 pessoas. Agora é a vez de Urupema receber o empreendimento. A fábrica vai receber neste primeiro momento certa de 30 funcionários, com previsão para este número crescer para 150 dentro de um ano. Osni conta que recebeu todo apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores para formar esta parceria que se configura em um primeiro passa para o desenvolvimento industrial de Urupema.
Outra atividade de destaque foi à inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Capitulino Barbosa. Atualmente Urupema recicla 100% do lixo produzido e o novo Centro de Triagem vai promover mais facilidade, conforto e eficiência no trabalho. O nome da obra homenageia Capitulino Barbosa, precursor das atividades de separação e reciclagem e lixo em Urupema, que apesar de ser um pequeno município é exemplo para todo o país no quesito saneamento básico.

Para finalizar, Prefeito Amarildo Gaio explica que o atual objetivo da administração municipal é qualificar e estruturar Urupema, para que o desenvolvimento possa acontecer de forma sustentável e planejada. “A gente pensa que o poder público tem que fazer a infra-estrutura necessária para que a iniciativa privada faça os investimentos”, observa o prefeito, explicando que a administração municipal tem buscado promover o saneamento básico, instalar internet banda larga para o interior do município, fazer toda a triagem do lixo, gerar emprego, além de ser o menor município do Brasil que tem um Instituto Técnico Federal, onde está sendo construída a segunda etapa do IFSC e os cursos devem iniciar ainda em junho. “Estamos trabalhando no sentido de qualificar a mão de obra, capacitar às pessoas para que os investidores venham ao município e tenham condições de fazer seus investimentos”, completa Gaio.

Texto: Joana Costa

0 comentários:

Postar um comentário