25 de maio: Dia Nacional da Adoção

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Nacional Adoção, criado em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. A adoção é uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que cria entre duas pessoas o vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação. Este ano a campanha intitulada Laços de Amor visa mostrar a importância da ação e esclarecer os mitos e verdades em relação à adoção do Brasil.


Eliane Aparecida Teixeira, Assistente Social do Fórum de São Joaquim explica que o processo de adoção não é fácil. As pessoas interessadas nas crianças ou adolescentes devem apresentar uma documentação sobre suas condições de vida, para garantir que a pessoa adotada terá conforto e segurança. Além disso, “a maioria das crianças que ficam institucionalizadas são crianças com idade de 8 a 15 anos de idade, e os pretendentes preferem na sua maioria crianças de 0 a 3 anos”, completa Eliane.


Ainda, os candidatos a adoção devem participar de programas para esclarecer duvidas em relação ao processo, como prevê a Lei de adição nº. 12.010/2009. “Este programa tem por objetivo repassar informações sobre a temática da adoção, através de dinâmicas de grupo, reflexões, partilha de experiências e vivencias sócio afetivas para pessoas interessadas em adotar”, explica Eliane.


No momento não existem crianças disponíveis para adoção em São Joaquim. As 22 crianças acolhidas atualmente pela Casa Lar não estão disponíveis apara adoção por não haver processo de destituição familiar concluído. “Na sua maioria as crianças matem vínculos com suas famílias de origem, e estas se reorganizam para reassumir o compromisso da guarda”, esclarece a Assistente Social.
Para mais informações, os interessados podem procurar a assistente social no Fórum de São Joaquim, onde a equipe vai esclarecer dúvidas e encaminhar as famílias que manifestam o desejo de adotar.


Texto: Joana Costa

0 comentários:

Postar um comentário